Homenagem a Amadeu Torres (Castro Gil)
A 25 de Novembro de 2012, data em que o Prof. Doutor Amadeu Rodrigues Torres (Castro Gil) completaria 88 anos de vida, foi-lhe prestada uma homenagem, por iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo cujo presidente, Eng. José Maria Costa, fez questão de estar presente, juntamente com a Dra. Maria José Guerreiro, vereadora do pelouro da Cultura, e presidentes da Assembleia e da Junta de Vila de Punhe, na eucaristia de sufrágio e na deposição de uma coroa de flores no seu jazigo.
De seguida, pelas 11 horas, no salão nobre da sede da Junta de Freguesia, repleta de familiares, conterrâneos e amigos, mais a presença do vice-presidente da Câmara, Eng. Vítor Lemos, da vereadora da Cultura, dos presidentes da Assembleia e Freguesia de Vila de Punhe, dos presidentes das Juntas de Mujães e Barroselas, do Dr. Porfírio Silva, e muitos outros letrados que quiseram manifestar a amizade tida para com o homenageado, assumira a presidência da sessão a Dra. Flora Silva (presidente da Assembleia Municipal), ladeada pelo Eng, José Maria Costa (presidente da Câmara), Dr. Rui Viana (director da Biblioteca Municipal), António Moreira (presidente da Junta), Pe. Alípio Torres (irmão do homenageado) e Pe. Gaudêncio Gigante (pároco interino).
Projectado um filme sobre a vida e facetas de Amadeu Torres, da autoria de António Manuel M. C. Costa, secretário da Junta, com música de fundo de Lino Ribeiro (Sidras), e distribuídos exemplares da edição fac-similada do seu primeiro livro «O meu caminho é este», de 1948, foi a vez do Dr. Rui Viana descrever os percursos humanista e religioso do autor, quer nos seus relacionamentos quer pela obra legada, que lhe merecera, em vida, não só títulos académicos e honras eclesiásticas mas também louvores diversos, prémios e condecorações.
Maria José Braga e Leandro Neves de Matos declamaram algumas poesias de Castro Gil e o Dr. Porfírio Silva um poema, da sua autoria, onde relembra a amizade havida e as convivências recíprocas. Antes de ser encerrada a sessão, a Dra. Flora recordou momentos vividos e o irmão agradeceu a presença amiga de todos e à Câmara Municipal pela ideia que tivera. O senhor presidente da Câmara, ao dar por finda a homenagem, afirmara ser Amadeu Torres—Castro Gil “o vulto com mais relevo na área do município a que preside.