Mercadinho de Natal em Vila de Punhe
Fim de semana com o frio tão característico deste mês de dezembro mas que, no Largo das Neves, foi durante dois dias combatido com a muita animação natalícia que lá reinou. A Junta de Freguesia de Vila de Punhe e o Núcleo Promotor do Auto da Floripes promoveram, nos passados dias 13 e 14, um conjunto de atividades denominado por Mercadinho de Natal. Com um programa de animação natalícia tão apelativo, o Largo encheu-se de muita cor e luz e, também de muitas conversas e sorrisos.
O Mercadinho de Natal usufruiu de uma decoração aprimorada, onde o Presépio, que já vai para a sua 8ª edição, se destacou e continuará a destacar-se nas próximas semanas, pois está de portas sempre abertas aos visitantes. Da vasta programação sobressaiu o concerto musical na Capela da Senhora das Neves, na noite de 13 de Dezembro, a oferta de vinho quente para escapar ao frio da noite, mas também, teatro, concertinas, bombos, cantares natalícios e eventos desportivos em pleno Largo das Neves.
Acompanharam esta sucessão de atividades os vários mercadores que ocuparam uma dúzia de tendas e aí instalaram pequenos pontos de venda de artesanato e de produtos locais de gastronomia, bebidas, mel e compotas.
A vertente natalícia ganhou magia, no domingo dia 14, com a chegada do Pai Natal num coche a coberto de uma intensa “tempestade” de neve, que provocou uma explosão de alegria e largos sorrisos entre as muitas crianças presentes.
Este evento visou a animação cultural, social e religiosa da freguesia, a dinamização da economia local e o fortalecimento do espírito natalício. Resultou do estreito trabalho colaborativo entre os promotores e um conjunto de parceiros, como o Centro Social e Paroquial de Vila de Punhe, a Associação das Cantadeiras do Vale do Neiva, a Banda de Escuteiros de Barroselas, a Catequese da Paróquia de Vila de Punhe, o Centro Recreativo e Cultural das Neves, os estabelecimentos comerciais do Largo das Neves e dos aderentes do programa Idosos+Activos. E, uma vez que envolve toda a comunidade, teve como grande finalidade promover e reforçar os laços de coesão e o diálogo intergeracional entre os seus conterrâneos. Traduziu-se, assim, em mais um sucesso, bem na senda de muitos outros que foram já implementados na freguesia de Vila de Punhe.
Adão Lima